O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, recebeu em audiência o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle, e a chefe da Divisão de Mercado de Trabalho do BID, Laura Ripani. Durante o encontro, Morgan Doyle parabenizou o ministro pela divulgação do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios. Marinho agradeceu a visita e ressaltou a importância da cooperação internacional com o BID para promover políticas de emprego e desenvolvimento econômico no País, especialmente considerando os temas discutidos no G20.
Com o objetivo de intensificar a cooperação do BID com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e identificar possibilidades de contribuição em relação ao G20 e às novas necessidades do governo brasileiro, Doyle reafirmou o apoio do BID às políticas públicas e iniciativas do MTE que impulsionem o mercado de trabalho e o desenvolvimento econômico do Brasil.
“Estamos colaborando no âmbito da G20, no grupo de trabalho que trata de mecanismos laborais. Queríamos muito ouvir as prioridades do governo e, por outro lado, também definir nossa pauta em geral com o Ministério, porque temos uma série de trabalhos sobre a questão de gênero e diversidade, a questão do futuro do trabalho, utilização artificial, que são pautas muito relevantes para o Ministério e para nós”, explicou Doyle.
Ripani elogiou os esforços do Brasil na modernização das políticas trabalhistas, ressaltando que a parceria do BID com o país tem uma história de quase 50 anos. “Agradecemos a possibilidade de continuarmos esse trabalho dentro de um ambiente pragmático e transparente”.
MTE no G20
Nos dias 27 e 28 de março, o Ministério do Trabalho preside a 2 ° Reunião do Grupo de Trabalho do Emprego no G20, em Brasília. O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global.