O Ministério do Turismo assinou nesta última quinta-feira (23), em Brasília (DF), um acordo de cooperação com o país africano Benim. Entre os objetivos da parceria está a ampliação do fluxo turístico entre os dois países. Além disso, o trabalho conjunto resultará no desenvolvimento de ações relacionadas às agências de viagens; hospedagem; serviços de catering; gestão de serviços turísticos; segurança dos turistas e dos locais; e quaisquer outras atividades de interesse comum relacionadas ao setor.
Além do turismo, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Benim, Patrice Talon, assinaram atos envolvendo a conectividade aérea, cultura, educação e agricultura. Para o ministro Celso Sabino, o acordo entre os dois países é extremamente enriquecedor para a cultura e o turismo de ambos.
“A relação entre Brasil e África já é muito estreita, na cultura, na gastronomia e o presidente Lula tem incentivado ainda mais essa aproximação! Promover o turismo entre essas duas nações é conhecer e reconhecer ainda mais a nossa história”, afirmou Sabino.
Intercâmbio cultural
Benim é um país africano de língua francesa com uma população de mais de dez milhões de habitantes. Suas principais cidades são Uidá, onde os escravos eram enviados para as Américas, muitos, inclusive, para o Brasil, refletindo a influência da cultura do Benim na composição da população brasileira; Ganvie; Abomei; Porto Novo (capital constitucional) e Cotonou (sede do Governo). O país conta com diversas atrações naturais e culturais.
A cidade de Salvador, bairro histórico do Pelourinho, guarda um espaço de valorização das relações culturais afro-brasileiras: a Casa do Benim. Inaugurado em 1988, o espaço fica em um casarão na Rua Padre Agostinho Gomes com um acervo composto por cerca de 200 peças originais do país africano. No coração do Centro Histórico, a Casa do Benin representa um pedaço da África, onde o intercâmbio de culturas se cria.