sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Por unanimidade, os ministros do STF aprovaram reajuste de seus salários e de demais magistrados federais em 18%. Foto: Carlos Moura/ STF
Home / JUSTIÇA / Ministro do STF determina que ANP e Cade adotem medidas sobre política de preços da Petrobras
terça-feira 23 de agosto de 2022 às 10:31h

Ministro do STF determina que ANP e Cade adotem medidas sobre política de preços da Petrobras

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Agência Nacional do Petróleo e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica apresentem ações a serem adotadas para garantir a transparência dos preços praticados pela Petrobras. O magistrado estabeleceu um prazo de cinco dias.

De acordo com o Mendonça, essas medidas terão de ser implementadas em 30 dias. “Devem a ANP e o Cade adotar as providências acima determinadas no sentido de trazer transparência sobre a política de preços da Petrobras e a regularidade dessa política à luz da legislação vigente”, afirma o ministro na decisão.

“O não exercício dos deveres atribuídos aos órgãos e agentes públicos impõem, no sistema jurídico brasileiro, repercussões gravosas, de ordem jurídica, às quais devem ficar atentos todos aqueles que estejam no exercício da missão pública. Assim, devem a ANP e o Cade, adotar as providências acima determinadas no sentido de trazer transparência sobre a política de preços da Petrobras e a regularidade dessa política à luz da legislação vigente”, escreveu Mendonça.

A decisão foi motivada por uma ação protocolada pelo governo federal para suspender uma resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que trata da cobrança do ICMS. A liminar foi deferida em junho, mas a ação constitucional continua em andamento.

Veja também

Trapalhada da Casa Civil sobre controle de preços semeia desconfiança

Rui Costa tentou conter danos com um jogo de palavras: disse “intervenção”, queria dizer “medidas”. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!