domingo 28 de abril de 2024
Foto: BBC News/Arquivo
Home / NOTÍCIAS / Ministro de Lula, Márcio França critica privatização de portos
terça-feira 17 de janeiro de 2023 às 09:40h

Ministro de Lula, Márcio França critica privatização de portos

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse nesta última segunda-feira (16) que não vê a privatização de autoridades portuárias como o melhor modelo. A declaração foi feita por ele após um evento na cidade de Santos, em São Paulo, justamente o município cujo terminal portuário está no centro das discussões sobre ser privatizado ou não.

– Não acredito no processo de privatizar a autoridade portuária, na minha opinião não será privatizada, o processo sequer foi aprovado no TCU, na minha visão tem uma série de problemas no próprio procedimento – declarou.

França acrescentou que a privatização da autoridade portuária “parte do pressuposto de que o poder público é sempre incompetente” e disse que “outorgar para um privado para que ele tome conta de quem entra e de quem sai do Porto de Santos seria um risco bem grande.”

– É um modelo que só existe em um único lugar no mundo, na Austrália, onde há um tremendo arrependimento no formato que foi feito, fizeram uma concessão por 99 anos e as tarifas dispararam – relatou ele, sem dar detalhes.

As declarações do ministro foram dadas num momento em que cresce a expectativa sobre a privatização do Porto de Santos. Na semana passada, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar do tema. Segundo relato de Tarcísio, Lula disse que não descartaria o leilão e que não estaria preso a “dogmas” nesta questão.

Veja também

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma tributária, serviços privados de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas