O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, nesta quarta-feira (6), para tratar de medidas conjuntas para fortalecer o sistema de prevenção de desastres.
“Sabemos que os meses de dezembro e janeiro são críticos, com chuvas intensas e risco de alagamentos. Por isso, estamos trabalhando em conjunto para aperfeiçoar o nosso sistema de alertas, salvar vidas e fortalecer a Defesa Civil para prevenir calamidades, especialmente nesse cenário de mudanças climáticas”, declarou o ministro Juscelino Filho.
Os ministros conversaram sobre o lançamento de um novo sistema de alertas de desastres desenvolvido pela Anatel , o uso desse sistema pelas diversas autoridades nos municípios e estados, além do fortalecimento da Defesa Civil. A previsão é realizar um teste piloto dessa ferramenta no mês de dezembro de 2023, em cidade a ser definida posteriormente.
Também participaram da reunião o secretário Wolnei Wollf Barreiros, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, dentre outras autoridades.