domingo 22 de dezembro de 2024
Ministério comandado por José Múcio Monteiro analisa quantidade de oficiais e aviões que ficarão à disposição para enfrentar incêndios - Foto: Reprodução/CNN
Home / DESTAQUE / Ministro da Defesa antecipa volta das férias e falará com Lula sobre pane em avião
quarta-feira 2 de outubro de 2024 às 11:53h

Ministro da Defesa antecipa volta das férias e falará com Lula sobre pane em avião

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Em meio ao processo de repatriação de brasileiros no Líbano e a pane do avião presidencial, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, decidiu antecipar o final das férias e retornar ao Brasil para conversar com o presidente Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (3). Múcio havia tirado cinco dias de férias nesta semana — de segunda a sexta-feira — e viajado para o Exterior. O ministro, no entanto, está voltando nesta quarta-feira a Brasília.

Na segunda-feira, Lula autorizou a repatriação de brasileiros que estão no Líbano devido a intensificação de ataques de Israel ao país. Também houve um problema técnico no avião presidencial logo após a decolagem na Cidade do México na tarde de terça-feira. De acordo com integrantes do governo, o avião teve problema que levou a uma redução na potência do motor.

Múcio irá se encontrar com Lula na quinta-feira para tratar destes dois assuntos. Sem detalhar o incidente, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que houve um problema técnico, que os procedimentos de segurança foram adotados seguindo os protocolos. Após sobrevoar quatro horas a Cidade do México para pouso seguro, que ocorreu 22h16, Lula trocou de aeronave e pousou em Brasília 10h12 desta quarta-feira.

A respeito da repatriação, o chanceler Mauro Vieira afirma que ao menos 240 pessoas sejam repatriadas até o fim de semana, no primeiro voo. A prioridade, disse Vieira, será “às pessoas de idade, às mulheres, aos senhores, às mulheres grávidas, às crianças, aos que estejam doentes, aos que precisarem mais”.

A operação será coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa e “terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo”, disse o Palácio do Planalto em nota. Pelo menos um avião da FAB já foi reservado para ser usado na operação, o KC-30, que tem capacidade de transportar 230 passageiros e autonomia de 12 horas de voo.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!