O ministro Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União) vai defender em reunião de grupo de trabalho do G20 (grupo das vinte maiores economias do mundo) segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, que o combate à corrupção é ferramenta para o desenvolvimento econômico e social de um país.
O encontro do grupo de trabalho anticorrupção será realizado em 12 de agosto em Calcultá, Índia. A CGU assume a presidência temporária do colegiado a partir de dezembro.
Carvalho também vai falar sobre o estímulo à adoção de medidas de prevenção e combate à corrupção pelo setor privado e abordar as formas como os países estruturam suas instituições para que consigam aprimorar as formas de detecção e prevenção dos riscos de corrupção.
Além da CGU, que chefia a delegação brasileira na reunião, participarão do encontro o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Justiça e a AGU (Advocacia-Geral da União).
O grupo de trabalho anticorrupção do G20 foi criado em 2010 para liderar as políticas de prevenção e enfrentamento à corrupção. Durante a presidência brasileira, deverão ocorrer três reuniões técnicas do grupo e a terceira reunião de nível ministerial.