quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Ministro cogita nomear oficial da Aeronáutica à direção do Inpe
segunda-feira 5 de agosto de 2019 às 10:59h

Ministro cogita nomear oficial da Aeronáutica à direção do Inpe

POLÍTICA


O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse que cogita escolher um oficial da Aeronáutica para a direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O nome do candidato, contudo, não foi informado pelo astronauta, que é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira.

Na última sexta-feira (2), o então diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi avisado da exoneração do cargo após embates com o governo federal à respeito dos dados sobre desmatamento da Amazônia. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegou a dizer que Galvão trabalhava em favor das ONGs.

A especulação sobre o novo presidente do instituto foi dada por Pontes durante entrevista à rádio Eldorado, na manhã desta segunda-feira (05/08/2019). O ministro confirmou que está avaliando a possibilidade de nomear um oficial da Aeronáutica para o cargo e disse que o candidato é um “doutor em desmatamento“.

Marcos Pontes pretende divulgar o novo nome para a direção do instituto no início desta semana. O ministro também afirmou que recebeu as indicações de Galvão, mas não quis dizer se levará em conta algum desses pesquisadores. Após sua exoneração, o ex-diretor indicou cinco nomes para assumir a direção do Inpe.

Sobre os dados de desmatamento divulgados pelo instituto, o ministro disse que vai mudar “o sistema como um todo”. Segundo Pontes, a ideia é colocar mais satélites e fazer as análises para demonstrar “como está sendo feito”. O astronauta lembrou que, antigamente, os dados eram enviados primeiro ao Ibama e, depois de cinco dias, disponibilizados ao público.

“Vamos fazer um relatório técnico. A gente gosta de trabalhar com números e fatos para ver como eles são calculados e como servem. Tudo começou com o uso incorreto dos dados do Inpe. Os dados do Deter não podem ser usados para índices de desmatamento consolidados, isso é o Prodes. E é isso o que foi feito”, disse.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!