segunda-feira 17 de junho de 2024
Como poderemos conciliar comodidade e segurança na internet dos veículos? - Foto: Getty Images
Home / NOTÍCIAS / Ministério registra melhora na conectividade em regiões brasileiras
sexta-feira 19 de abril de 2024 às 15:25h

Ministério registra melhora na conectividade em regiões brasileiras

NOTÍCIAS


O Ministério das Comunicações (MCom), por meio da sua entidade vinculada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), registrou melhora de conectividade na maioria das regiões brasileiras. O Norte e Centro-Oeste do País tiveram o maior aumento relativo no Índice Brasileiro de Conectividade (IBC) em 2023, de 2,2% e 2% respectivamente.

A conectividade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na integração das diversas regiões do Brasil. Em um país vasto e diversificado, a capacidade de se comunicar e trocar informações de forma rápida e eficiente é essencial para impulsionar o crescimento econômico, promover a inclusão social e reduzir as desigualdades regionais.

O IBC considera diversas variáveis ao analisar a conectividade das regiões, como a densidade de acessos e o percentual da população coberta pelo sinal. Desta forma, em uma escala que vai até 100, a nota é alta quando superior a 60,81, média entre 52,33 e 60,81, baixa entre 37,26 e 52,33 e muito baixa quando inferior a 37,26.

Com a expansão da infraestrutura de telecomunicações e a democratização do acesso à internet, comunidades remotas podem se conectar ao restante do país e do mundo, acessando serviços essenciais como educação, saúde e oportunidades de trabalho. Desta forma, a conectividade facilita a integração de cadeias produtivas, o comércio eletrônico e o desenvolvimento de novas tecnologias, estimulando a inovação e a competitividade das empresas brasileiras.

No Portal da Anatel é possível acessar os resultados do IBC 2023 de todos os municípios brasileiros. O Relatório Metodológico (SEI nº 8817731) contém o detalhamento dos cálculos, de forma a viabilizar a transparência do diagnóstico da infraestrutura de telecomunicações e incentivar Estados e municípios a promoverem ações para a melhoria da conectividade local. Assim, permitindo a expansão da inclusão digital no Brasil.

Veja também

Soldados russos continuam matando ao voltar da Ucrânia

Muitos militares que retornam do front apresentam sinais de estresse pós-traumático. Problema pode impactar sociedade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!