A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançam nesta quarta-feira (3) um programa que vai aperfeiçoar a aviação civil brasileira: o Asas para Todos. O objetivo é fomentar a diversidade, a inclusão e a capacitação no setor aéreo.
A cerimônia será realizada a partir das 15h no auditório da ANAC, em Brasília (DF), e transmitida ao vivo pelo canal da Agência no YouTube . A programação inclui a assinatura de protocolo de intenções com empresas e associações do segmento, além da formalização de um acordo de cooperação técnica entre ANAC, MPor e mais quatro ministérios: do Turismo, das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Serão apresentadas iniciativas de acessibilidade adotadas pelas principais empresas aéreas que atuam no Brasil, seguida da entrega de um prêmio para incentivar o investimento na temática por companhias aéreas e operadores aeroportuários.
Asas para Todos
O programa já tem 15 projetos em andamento, associados a três subprogramas: formação e capacitação, inclusão e diversidade, e mulheres na aviação. O Asas para Todos faz parte da política de sustentabilidade da Agência e foi idealizado para ampliar a participação de todas as camadas da população no setor da aviação civil, por meio de ações educativas e inclusivas e de combate a práticas discriminatórias e racistas. As iniciativas são direcionadas a estudantes de baixa renda, pessoas LGBTQIA+, negras e com deficiência, profissionais da área, passageiros e servidores da ANAC.
Os projetos em andamento e outras informações sobre o programa estão disponíveis no hotsite Asas para Todos .