sexta-feira 22 de novembro de 2024
Funcionários limpam fachada do prédio do Ministério da Saúde; site do ConecteSUS ficou fora do ar por 13 dias - Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Home / DESTAQUE / Ministério da Saúde prorroga custeio de leitos de UTI Covid-19 em todo o país
segunda-feira 24 de janeiro de 2022 às 14:39h

Ministério da Saúde prorroga custeio de leitos de UTI Covid-19 em todo o país

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SAÚDE


O Ministério da Saúde decidiu prorrogar por mais 30 dias o custeio dos 14.254 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto e pediátrico destinados ao tratamento da Covid-19 com o objetivo de garantir a assistência de pacientes que desenvolveram formas graves ou gravíssimas da doença.

Em comunicado, a pasta disse que a decisão foi definida junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de municípios (Conasems) e deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Nesta segunda, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou a jornalistas que até pelo menos março o governo federal vai continuar o apoio para os leitos de UTIs de Covid. Segundo ele, o pico da Ômicron nos países tem ocorrido em cerca de 45 dias e que é preciso que o Brasil se prepare nos próximos 30 dias em que deve ocorrer um aumento de casos e uma maior pressão sobre o sistema de saúde.

Queiroga citou ainda que funcionários de saúde também se contaminam, o que pode diminuir a força de trabalho no enfrentamento à pandemia.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), comemorou o anúncio da pasta. “Importante decisão para um momento em que vários Estados e municípios têm muitas regiões de saúde, com elevado número de pacientes e não só para Covid, mas também outras doenças. Decisão acertada e agradecemos”, disse ele, que é coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid-19 no Fórum Nacional de Governadores.

A decisão do governo federal de prorrogar os leitos de UTI Covid ocorre em meio a um grande salto no número de casos e internações em alguns locais decorrente da variante Ômicron da doença. O número de mortes, entretanto, não tem se elevado muito em razão do avanço da vacinação no país.

A pasta disse que segue avaliando a situação do país e, se necessário, poderá fazer novas prorrogações. Segundo o ministério, em todo o país, já foram autorizados mais de 26 mil leitos de UTI Covid ao custo de 16,2 bilhões de reais.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!