domingo 22 de dezembro de 2024
Ministério da Justiça divulga novas imagens dos ataques às sedes dos três poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro — Foto: Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública
Home / DESTAQUE / Ministério da Justiça entrega imagens de câmeras de segurança no 8 de janeiro
quarta-feira 9 de agosto de 2023 às 18:57h

Ministério da Justiça entrega imagens de câmeras de segurança no 8 de janeiro

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A CPMI dos atos de 8 de janeiro recebeu nesta quarta-feira (9) os registros de 8 de janeiro do circuito interno do Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça, em Brasília. O material foi entregue pela Polícia Federal à secretaria da comissão.

A entrega do conteúdo foi autorizada na última segunda (7) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A CPMI  já havia pedido as imagens ao ministério. O ministro Flávio Dino (Justiça) afirmou, no entanto, que não era possível enviar o conteúdo, porque o ato poderia descumprir ordens do STF.

Logo após a decisão de Moraes, o ministério informou que acionaria a PF para repassar o material.

Parlamentares de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vinham criticando a posição de Dino em recusar o envio ao colegiado. Eles defenderam que a CPI acionasse o STF para ter acesso às imagens.

No último dia 1º, o presidente da CPMI, deputado federal pela Bahia Arthur Maia (União Brasil), chegou a dizer que daria 48 horas para que Dino entregasse as imagens.

“A negativa de atendimento à medida não é apenas inadmissível, mas inconstitucional”, afirmou na semana passada o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ).

O deputado Esperidião Amin (PP-SC) disse que os vídeos são essenciais para apurar se houve omissão das autoridades no dia dos atos em janeiro.

Veja também

Brasil aumentou em 8% coleta de células-tronco de medula óssea

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem registrado aumento do número de coleta de células …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!