A Atlantic Nickel, uma das principais produtoras de níquel do país, iniciou este mês o programa ALCANÇAR, um projeto da Atlantic Nickel em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), para promover qualificação empresarial a fornecedores instalados na mesma região que a Mina Santa Rita, situada em Itagibá.
O ALCANÇAR contempla as etapas de mapeamento, seleção e oferta de capacitação a empresas locais, com objetivo de gerar impactos positivos para a cadeia produtiva e comunidades, fomentando a qualificação, o desenvolvimento e a competitividade dos negócios. Ao todo, 50 empresas integram a primeira edição do projeto.
Os cursos de capacitação começam neste mês de abril, com duração até maio. O conteúdo programático prevê atualizações em gestão financeira, gestão de pessoas, políticas de segurança e meio ambiente, além de questões relacionadas aos critérios para atendimento de um fornecedor à Mina Santa Rita. Ao final do curso, receberão certificação as empresas que cumprirem com os requisitos de assiduidade, execução de planos de ação e avaliação dos conteúdos aprendidos.
Para o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, “esse tipo de ação realizada pela Atlantic Nickel é o exemplo e ação da mineração e da aplicação de ESG que está sendo realizada pelas mineradoras modernas e atuantes, principalmente da Bahia”.