A Alemanha apreendeu um mega-iate do bilionário russo Alisher Usmanov. A embarcação, avaliada em quase US$ 600 milhões (ou R$ 3,06 bilhões), foi apreendida pelas autoridades alemãs na cidade de Hamburgo. Poucas horas depois que a Rússia iniciou sua invasão da Ucrânia na semana passada, o presidente Vladimir Putin convocou ao Kremlin 37 dos principais líderes empresariais do país, incluindo pelo menos 12 bilionários que estavam sob sanções dos EUA ou da União Europeia.
Segundo a Forbes, o barco é um dos iates mais complexos e desafiadores já construídos, em termos de dimensões e tecnologia.
Com 15.917 toneladas, é o maior iate a motor do mundo em tonelagem bruta e é tipicamente tripulado por uma tripulação de 96 pessoas.
A embarcação também possui a maior piscina já instalada em um iate, além de dois helipontos, sauna, salão de beleza e academia. Seu interior luxuoso tem mais de 1.000 almofadas de sofá e pode acomodar até 24 pessoas em 12 suítes.
O iate faz parte da fortuna estimada de vários bilhões de dólares de Usmanov, que abrange participações na gigante de minério de ferro e aço Metalloinvest e na empresa de eletrônicos de consumo Xiaomi, bem como participações menores em telecomunicações, mineração e mídia.