domingo 28 de abril de 2024
(A partir da esquerda) Matteo Salvini, Silvio Berlusconi e Giorgia Meloni, em evento no último dia 22 - AFP
Home / Mundo / MUNDO / Mediadores entram em campo na Itália para reaproximar Giorgia Meloni e Berlusconi
domingo 16 de outubro de 2022 às 15:10h

Mediadores entram em campo na Itália para reaproximar Giorgia Meloni e Berlusconi

MUNDO, NOTÍCIAS


Mediadores entraram em ação para tentar refazer as pontes entre a futura primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e um de seus principais aliados, o ex-premiê Silvio Berlusconi, que chamou sua postura nas negociações para a formação do governo de “arrogante e ofensiva”.

Os “pacificadores” são Gianni Letta, político próximo a Berlusconi e que não ocupa cargo público atualmente, e Ignazio La Russa, novo presidente do Senado e expoente do partido de ultradireita Irmãos da Itália (FdI), liderado por Meloni.

La Russa já foi segundo a ANSA, ministro de Berlusconi e, durante a sessão que o elegeu como mandatário do Senado, teve de ouvir o ex-premiê mandá-lo “tomar no c…”, postura que reflete a insatisfação com o espaço reservado por Meloni ao partido conservador Força Itália (FI) no futuro governo.

Letta e La Russa buscam reconstruir a relação entre a deputada e o senador, para que as negociações na coalizão de direita possam ser retomadas a pleno vapor.

Berlusconi já voltou para Milão após dois dias em Roma para a abertura da legislatura e, segundo aliados, ficou ainda mais irritado quando Meloni disse em plena televisão que ela não era “chantageável”.

O ex-premiê não questiona a continuidade da aliança de direita, mas acredita que agora cabe à deputada ultranacionalista fazer uma proposta, após ela ter vetado Licia Ronzulli, aliada próxima de Berlusconi, em seu ministério.

Fontes do FdI, no entanto, afirmam que Meloni ficou muito “contrariada” com a postura do ex-primeiro-ministro e não parece disposta a fazer novas concessões – ela já prometeu quatro pastas para o Força Itália, incluindo Relações Exteriores.

Por sua vez, um membro influente da Liga, partido de Matteo Salvini que também compõe a coligação, mostrou otimismo com a pressão dos “governistas” sobre Berlusconi. “Até porque, não há outra escolha”, disse.

Veja também

Planos de saúde coletivos terão aumento de dois dígitos pelo terceiro ano consecutivo

Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos pelo terceiro ano seguido, segundo relatório da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas