Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre as crianças, o vereador Maurício Trindade (DEM) propôs ao Executivo municipal, por meio do Projeto de Indicação nº 32/2020, a disponibilização de vacinas nas escolas municipais de Salvador.
“Considerando que a maioria das crianças está matriculada, principalmente na rede municipal, e vendo o real crescimento de doenças comuns no passado, como o sarampo, que é altamente contagioso, peço ao prefeito que atenda ao pedido para esse público”, disse Trindade na justificativa.
O vereador, que também é médico, destacou a importância de vacinas como a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Na rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a vacinação infantil, a primeira dose desta vacina é aplicada aos 12 meses de vida; e aos 15 meses, quando é utilizada combinada à vacina da varicela (tetraviral: SCR-V).
Adultos também devem receber a vacina, alerta o vereador. Indivíduos até 29 anos devem tomar duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias, e pessoas de 30 a 49 anos recebem uma dose, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Maurício Trindade considerou ainda que “esse atendimento nas escolas facilitaria a aplicação, porque muitas mães trabalham e têm dificuldade para levar seus filhos a um posto de vacinação”.
O vereador concluiu dizendo que “as vacinas estão entre os mecanismos mais eficazes para a defesa do organismo humano contra agentes infecciosos, protegendo o corpo por meio de resistência às doenças”.