Parte considerável do potencial do agronegócio brasileiro vem do Matopiba – região cujo nome vem do acrônimo das iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O local, demarcado pela Embrapa em cima do bioma cerrado, é considerado uma das últimas grandes fronteiras agrícolas da atualidade.
O local tem grande potencial de cultivo, mas pouco explorada. Possui 73 milhões de hectares, sendo 35 milhões de terras cultiváveis. Só a Bahia, a região do Matopiba abrange 23 municípios em 13 milhões de hectares, tamanho maior que os estados de Pernambuco e Alagoas juntos.
Durante entrevista na Bahia Farm Show, o pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto (UB) afirmou que sendo eleito em outubro, em janeiro irá focar nos investimentos para infraestrutura dos municípios da região oeste da Bahia. O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Cacá Leão (PP), também afirmou que buscará o máximo de recursos para ACM neto melhorar a infraestrutura do Matopiba. “Nossa Bahia e todo o oeste do estado merecem e terão muitos investimentos, o agronegócio emprega dezenas de milhares de pessoas e vai empregar muito mais na gestão de ACM Neto como governador”, disse Cacá no Bahia Farm Show.