O vereador Marcos Mendes (PSOL), através de projeto de indicação ao prefeito ACM Neto (DEM), sugere medidas emergenciais para proteger a população em situação de rua. Com a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vereador solicita a inclusão dessa população mais vulnerável nos grupos prioritários para a imunização.
Mendes destaca que a ação de antecipação da campanha busca proteger a população contra a gripe e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. “O que pretendemos é que a campanha inclua de forma mais abrangente a população mais vulnerável, destituída de privilégios, que vive em pobreza extrema”, diz.
Vínculos familiares
O vereador acrescenta que, muitas vezes, essas pessoas não têm vínculos familiares, têm dificuldade de acesso a políticas públicas, alimentação incerta, pouca disponibilidade de água potável e dificuldade de adesão a tratamento de saúde.
A indicação inclui implementação de ações itinerantes de vacinação contra gripe em todas as áreas do município. O vereador sugere postos de imunização nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop).