Os fogos de artifício são sinônimo de festa e alegria, porém, para os animais de estimação, representam medo e estresse. Isso acontece porque cães e gatos possuem a audição quatro vezes mais aguçada que a dos humanos e, consequentemente, são mais sensíveis ao barulho.
A observação é da vereadora Marcelle Moraes (sem partido) diante da proximidade dos festejos juninos, que incluem São João e São Pedro, e das comemorações durante as partidas da Copa do Mundo do Futebol Feminino e da Copa América.
Como alerta a vereadora, a queima dos fogos de artifício é um dos aspectos marcantes nos festejos juninos e, apesar de ser momentânea, o estresse causado aos animais pode durar dias. “Eles se sentem aterrorizados com o som das bombas. Com o estresse, o animal pode tentar fugir e até sofrer algum acidente devido ao susto. É preciso ter cuidados redobrados neste momento delicado para os animais e abolir os fogos de perto dos nossos anjos de quatro patas”, orienta.
Vômitos e diarreia
Além do estresse, a agitação por conta do barulho pode causar ferimentos nos animais enquanto eles buscam de abrigo. A elevação da temperatura corporal também pode desencadear sintomas como vômito e diarreia, como completa a vereadora.
“Dependendo do caso, se o animal já tiver alguma outra patologia, o som pode causar sintomas mais graves como, por exemplo, crises convulsivas e desmaios. O pior de tudo é que, nessa época, pode haver dificuldades de se encontrar veterinários disponíveis para um atendimento emergencial e o mais acertado é prevenir”, afirmou.