segunda-feira 29 de abril de 2024
Imagem: Reprodução
Home / CURIOSIDADES / Mapa viking que mostra América do Norte é identificado como falso
sexta-feira 1 de outubro de 2021 às 12:37h

Mapa viking que mostra América do Norte é identificado como falso

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Existe um mapa atribuído aos vikings conforme o site Acredite ou Não, que seria a primeira representação da América do Norte na cartografia, mas parece que não é bem assim.

Conhecido como o Mapa de Vinland, que seria o nome que os nórdicos usariam para se referir às terras que descobriram depois da Islândia e da Groenlândia, o papel, na verdade, é bem mais recente do que a chamada Era Viking.

O documento foi submetido recentemente a uma série de testes e raios-X, mostrando que o trabalho não foi feito por nenhum viking, já que não havia mais nenhum deles vivo em 1920, isso mesmo, no início do século XX.

Os exames foram feitos na biblioteca da universidade de Yale, onde o mapa – agora bem menos valioso do que se imaginava – fica guardado.

A datação por carbono dava ao papel uma idade próxima de 600 anos, o que já seria considerado novo demais pra a Era Viking, que ocorreu entre os séculos VIII e XI.

No entanto, foi a tinta que entregou mesmo a farsa: o pigmento usado tem grandes quantidades de titânio e bário, composição típica das primeiras tintas fabricadas em escala industrial, na década de 1920.

Na Idade Média, a tinta mais comum usada em mapas como esse seria feita a base de sulfato de ferro, com outros ingredientes orgânicos, bem diferente da tinta química que o manuscrito apresenta.

Apesar de ser falso o mapa de Vinland não é exatamente mentiroso a respeito de vikings na América do Norte.

A Saga de Vinland

Segundo o site, os nórdicos realmente chegaram à América do Norte cerca de 500 anos antes de Cristóvão Colombo.

O responsável por isso teria sido um explorador islandês chamado Leif Ericsson, que navegou na costa leste do Canadá, chegando a montar um povoado na região, o mais distante dos nórdicos.

Ericsson, como seu nome indica, era filho de outro viking famoso, conhecido como Erik, o Vermelho.

Na saga de Erik, é contada sua história e a de seu filho, com várias descrições e citações à Vinland, que eles teriam conhecido em meados dos anos 1000.

Veja também

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas