Com o esforço conjunto de nossa equipe, a Moura Dubeux soma mais uma conquista. Somos a primeira construtora do Nordeste a ter um empreendimento certificado com o selo AQUA-HQE!
A certificação de construção sustentável é internacional: foi desenvolvida na França, pela Demárche HQE e é aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini. A fase de certificação durou 6 anos, desde a concepção do projeto até a conclusão de execução da obra, obra iniciada em junho/2015 e concluída em julho/2020.
Este reconhecimento é fruto da busca constante da Moura Dubeux na preservação e contribuição positiva ao meio ambiente. Sempre seguimos em nossas obras os requisitos do um Sistema de Gestão Ambiental exigidos pela NBR ISO 14001.
Desta vez, quisemos dar um passo além. “Identificamos nas 14 categorias de preservação ambiental que norteiam o selo AQUA-HQE a possibilidade de tornar o empreendimento Mansão Bahiano de Tênis, em Salvador, um ponto de partida para elevar a qualidade ambiental da obra e dar uma contribuição ainda melhor para a sociedade”, afirma Rafaela Ferreira, nossa Coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente.
O Processo AQUA-HQE propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras; seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos.
Dentre as práticas de construção sustentável adotadas, destacou-se a busca de inovação em sistemas e materiais, a utilização de materiais de baixo impacto ambiental, a redução do uso de madeira, uso de materiais ecologicamente corretos, a parceria produtiva com os fornecedores e muito mais.
Algumas metas alcançadas:
– Redução de consumo de energia elétrica de 30,3% em relação aos outros canteiros;
– Redução de consumo de água de 22,8%;
– Reaproveitamento de 89% dos resíduos gerados ao longo da construção.
As práticas sustentáveis não ficaram limitadas à fase de obras. O empreendimento conta com 15% de abertura para iluminação natural nos quartos e salas, ventilação cruzada em todas as unidades, uso de elevadores no modo ECO (Energy Control Option) permitindo colocar as cabines em modo stand by, descargas com capacidade máxima de 6L e acionamento duplo (3/6L); torneiras com arejadores; reuso de águas pluviais para irrigação de jardim.
Saiba mais
Localizado no tradicional e charmoso bairro da Graça, ao lado do Clube Bahiano de Tênis, o empreendimento. Possui apenas duas unidades por andar, todas preparadas para automação, com hall social exclusivo para cada apartamento.