segunda-feira 22 de abril de 2024
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Manifestação não ajuda Bolsonaro no ponto que ele mais precisa. Saiba qual
domingo 25 de fevereiro de 2024 às 10:23h

Manifestação não ajuda Bolsonaro no ponto que ele mais precisa. Saiba qual

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A manifestação deste domingo (25) vai encher a avenida Paulista. Disso, ninguém dúvida nos meios políticos. Mas qual é a vantagem para o ex-presidente Jair Bolsonaro? O colunista Matheus Leitão, da revista Veja, diz abaixo em artigo. Confira trecho:

O que Bolsonaro mais precisa é de algo que melhore sua situação jurídica. Contudo, nada que acontecer neste domingo, 25, vai ajudá-lo. E pode piorar, caso ele saia da linha.

Por isso, o ex-presidente terá que se mover com cuidado – evitando ser ele mesmo diante de uma multidão que vai incentivá-lo a avançar sobre esses limites.

Hoje o ex-presidente é um político inelegível e é um investigado em um processo – o mais perigoso – no qual mais provas podem aparecer: a continuidade dos atos antidemocráticos e a tentativa de suposto golpe.

No interrogatório de quinta, 22, ele nada disse em sua defesa, ficou em silêncio.

Hoje, terá que medir as palavras porque ataques ao Judiciário – com estímulos ao desrespeito aos poderes constituídos – entram no processo como reincidência.

Politicamente, ele tem a ganhar se mostrar ser ainda uma liderança popularmente forte. Ele tenta hoje evidenciar que não está no ostracismo. Isso pode levar para ele mais apoios de líderes políticos ainda relutantes. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que irá porque, a “liderança de Bolsonaro como representante da direita brasileira é inquestionável”.

Outros governadores que não disputam mandato agora devem estar presentes, como Ronaldo Caiado. Tentam se fortalecer no eleitorado anti-Lula e nos arranjos para as disputas das prefeituras.

Mas podem perder também, aliando seu nome não à direita democrática, mais ao golpismo explícito de Bolsonaro.

O problema do líder da extrema-direita é que a manifestação poderá ser uma grande ajuda politica, mas não se sabe que ganho jurídico ele terá com isso.

Bolsonaro precisa de socorro jurídico, e o ato pode ser um complicador e não uma ajuda.

Ele gastará uma parte do tempo atacando Lula e há dois flancos: a demora da prisão dos fugitivos de Mossoró, e a declaração sobre Gaza.

Isso será explorado. Sua vitória hoje na Paulista, não melhora sua vida no inquérito que corre na Polícia Federal.

O ministro Alexandre de Moraes – a quem ele chamou de “canalha” e disse que não obedeceria – continua dando as ordens que podem atingi-lo.

Veja também

Para zerar estoque, Prefeitura de Salvador terá vacinação contra a dengue nesta segunda (22)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador terá a estratégia de vacinação contra a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas