domingo 28 de abril de 2024
O advogado Cristiano Zanin Martins defendeu Lula nos casos da Operação Lava Jato. Foto: Diego Vara / Reuters
Home / DESTAQUE / Mandatos fixos para ministros do STF dividem candidatos a integrar a Corte
quarta-feira 15 de março de 2023 às 07:56h

Mandatos fixos para ministros do STF dividem candidatos a integrar a Corte

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A fixação de mandatos para ministros do STF divide opiniões dos favoritos a suceder a Ricardo Lewandowski na Corte. O advogado de Lula, Cristiano Zanin, já disse a interlocutores segundo Gustavo Côrtes, do Estadão, que vê méritos no atual modelo – em que os ministros permanecem até os 75 anos – como forma de manter no cargo juristas com conhecimento de posições antigas da Corte, o que daria estabilidade às decisões. O advogado Pedro Serrano, do Prerrogativas, defende nos bastidores a maior rotatividade como forma de refletir a alternância de poder no País. Já Lewandowski, que tenta emplacar Manoel Carlos Almeida Neto como seu sucessor, tem batido na tecla de que, após o 8 de janeiro, a mudança poderia ser lida como um enfraquecimento do STF.

Caso a mudança prospere no Congresso, não há a expectativa de que ela passe a valer já para o escolhido, mas sim para as futuras indicações ao STF. Porém, a opinião dos membros da Corte está sendo levada em conta por Rodrigo Pacheco ao colocar o tema em debate.

Pessoas próximas a Cristiano Zanin se queixaram de ataques que o advogado tem sofrido em razão da briga familiar envolvendo o sogro, Roberto Teixeira, e a separação do escritório deles. A exploração do caso por rivais ao STF tem sido tratada como abaixo da linha da cintura.

Veja também

Direitos de viúvos e viúvas em heranças está prestes a mudar com o Novo Código Civil

O Código Civil, com seus mais de dois mil artigos que regulamentam relações na sociedade, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas