Candidata à Prefeitura de Salvador pela ‘Coligação que Cuida de Gente’, formada por PT e PSB, a Major Denice Santiago (PT) defendeu nesta última segunda-feira (19) a necessidade de valorizar e capacitar os servidores que compõem a Guarda Municipal. “Vamos transformar a Guarda Municipal numa Guarda Civil de Direitos e, para isso, esses homens e mulheres precisam estar valorizados, capacitados e apaixonados pelo seu trabalho”, afirmou durante sabatina do jornal Correio, transmitida nas redes sociais do veículo.
Para a candidata, apesar de estar definida na Constituição Federal que segurança pública é dever do Estado, é necessário que a gestão municipal cuide não só do patrimônio, mas também de seus munícipes. Dessa forma deverá ser instituída a Guarda Civil de Direitos, com trabalho no âmbito da proteção “do maior patrimônio que a gestão municipal pode ter, sua gente”, afirmou a postulante do Partido dos Trabalhadores.
“Para isso, esses homens e mulheres também precisam estar seguros e valorizados profissionalmente. Está no nosso programa de governo trazer, no próximo ano, esse plano de carreira da Guarda Municipal para dar dignidade, esse processo de ascensão funcional que tanto é necessário. Vamos reformular o processo de formação e capacitação destes servidores, dando a eles um suporte mais técnico profissional, realinhando a lógica da prevenção como ferramenta, como instrumento de atuação profissional”, acrescentou.