A filiação ao Partido dos Trabalhadores da ex-coordenadora da Ronda Maria da Penha, Denice Santiago, foi aprovada nesta quinta-feira, 12, em reunião com dirigentes das executivas municipal e estadual do partido. Estiverem presentes todas as correntes políticas do PT que compõem as duas instâncias. Com apenas duas abstenções, os 32 membros das duas executivas, aprovaram a filiação de Denice como nova militante do PT na capital.
Convidada pelo governador Rui Costa (PT) para se somar ao PT, Denice torna-se mais pré-candidata da sigla à prefeitura de Salvador. O pedido de filiação foi apresentado pela própria Denice na reunião partidária, após sua despedida do comando da Ronda Maria da Penha e licença para tratar de interesse particular.
Visivelmente emocionada, Denice explicou: “Não há outro lugar para que eu possa fazer meu projeto ganhar vida, corpo e luz. Ainda que esteja como militar da ativa e que a Constituição Federal e o Estatuto dos Policiais Militares da Bahia sinalizem a proibição de filiação político partidária possibilitando que a concretize quando (e se) a candidatura for registrada, caso seja escolhida como candidata do Partido. Eu solicito a essas executiva Municipal e Estadual meu ingresso no partido, com a submissão de registro da minha pré candidatura pelo PT a prefeitura de Salvador, com o compromisso de nele permanecer e honrar suas bases , seu programa, suas resoluções, pessoas e sua história” , afirmou.
Para o presidente estadual do PT, “Momento histórico, que reúne as direções estadual e municipal, e demonstra não só um momento de amadurecimento e unidade do PT, mas sobretudo a importância que Salvador terá para o nosso partido. Chegaremos fortes para a disputa de 2020”, comentou Éden Valadares, presidente do PT Bahia.
Na mesma direção, posiciona-se Ademário Costa, presidente municipal da legenda: “Essa reunião conjunta do Partido dos Trabalhadores reunindo suas executivas em âmbito estadual e municipal, mesmo sendo uma necessidade estatutária é histórica, pelo seu ineditismo, pela mensagem de unidade e força partidária e pelo valor simbólico de aceitarmos a entrada da companheira Denice Santiago ao partido dos trabalhadores. 2020 não será qualquer eleição e hoje o PT demonstra que está preparado para ela.”
Pré-candidaturas
Mesmo com a filiação da pré-candidatura de Denice, as outras quatro pré-candidaturas do PT, mantém-se no páreo da disputa. Assim, Denice Santiago, soma-se a Fábya Reis, Juca Ferreira, Vilma Reis e Robinson Almeida. No dia 21/03 o Diretório Municipal do PT realizará o Encontro Municipal com a presença de 300 delegados e delegadas que aprovará o nome da pré-candidatura do partido.