quinta-feira 22 de fevereiro de 2024
Suplente de Flávio Dino no Senado, Ana Paula Lobato deve ficar na vaga pelos oito anos de mandato, até 2030 — Foto: Reprodução/Instagram
Home / NOTÍCIAS / Mais jovem do Senado e gafe: quem é Ana Paula Lobato, que assume a vaga de Dino no Congresso até 2030
terça-feira 28 de novembro de 2023 às 08:36h

Mais jovem do Senado e gafe: quem é Ana Paula Lobato, que assume a vaga de Dino no Congresso até 2030

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Suplente do ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino no Senado, a senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) passa a assumir o cargo até 2030, caso a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Dino no Supremo Tribunal Federal (STF) passe na Casa. Ana Paula foi empossada no cargo quando Lula convidou o ex-governador do Maranhão para chefiar o Ministério da Justiça.

Nascida em Pinheiro, no interior do Maranhão, conterrânea do ex-presidente José Sarney, Ana Paula Lobato, de 27 anos, é segundo Julia Noia, do jornal O Globo, enfermeira de formação e também atua no ramo de aluguel de equipamentos e comércio de máquinas para construção. Ela entrou na vida política e se filiou ao PPS (antigo Cidadania), ainda em 2011, e tentou a eleição para deputada estadual em 2014, sem sucesso. Já pelo PDT, ao qual se filiou em 2016, tentou se eleger vice-prefeita na chapa de Dr. Leonardo Sá (PCdoB) na cidade natal, mas perdeu. Quatro anos depois, concorreu e venceu como vice de Luciano Genésio (PP).

Durante o período em que ocupou o cargo, foi empossada prefeita interina por um mês depois de o chefe do Executivo local ter sido afastado da cadeira pela Justiça, em 2022. Ele e outras seis pessoas foram acusados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) de prática de crimes de responsabilidade, em relação ao prefeito, e lavagem de capitais e organização criminosa, por crimes cometidos entre 2017 e 2021.

No mesmo ano, ela se desfiliou do PDT e migrou para o PSB, legenda de Dino, e pela qual concorreu a suplente do atual ministro da Justiça. No começo do ano, precisou se licenciar do cargo na prefeitura de Pinheiro para ocupar a vaga na Casa, com a nomeação de Dino para integrar o ministério de Lula. Ela se tornou a pessoa mais jovem a ocupar uma cadeira no Senado na atual legislatura, ainda com 38 anos.

Veja também

Bolsonaro vai ficar hospedado no Palácio dos Bandeirantes para participar de ato em SP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ficar hospedado na sede do governo de São Paulo, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas