Quase 44% dos ucranianos consideram que é altura de se dar início a negociações oficiais de paz com a Rússia, indica uma sondagem divulgada esta segunda-feira (15) pelo jornal ucraniano ZN.UA.
De acordo com o inquérito de opinião, levado a cabo pelo Centro Razukmkov, 35% da população diz opor-se a negociações de paz com Moscovo e 21% diz estar indecisa.
Na mesma sondagem, uma larga maioria dos inquirdos (83%) diz opor-se às atuais condições impostas pelo presidente russo, Vladimir Putin, para um cessar-fogo, incluindo a cedência das regiões de leste ocupadas pela Rússia – Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporíjia – e a não-entrada da Ucrânia na NATO.
Há algumas variações de opiniões dentro da Ucrânia consoante a localização geográfica dos inquiridos: no oeste do país, 35% das pessoas apoiam negociações de paz, pouco mais que os 33% com a mesma opinião no leste do país, onde as lutas no terreno têm sido mais intensas.
No sul da Ucrânia, 60% dos inquiridos dizem ser favoráveis às negociações de paz, contra 49% no centro da Ucrânia.
Ao todo, 61% dos que participaram no inquérito dizem não estar preparados para qualquer concessão à Rússia em troca de um acordo de paz e 66% dizem acreditar numa vitória militar da Ucrânia sobre a Rússia.
O inquérito foi conduzido entre 20 e 28 de junho deste ano e envolveu entrevistas a 2.007 pessoas com 18 ou mais anos de idade.