sábado 27 de abril de 2024
Apelidado de "Mriya" - ucraniano para "sonho" - o enorme avião foi construído na década de 1980 para transportar o ônibus espacial soviético. (Crédito: Reprodução/Divulgação)
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quinta-feira 10 de novembro de 2022 às 08:47h

Maior avião do mundo será reconstruído

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Para os avgeeks, a destruição do maior avião comercial do mundo foi uma das principais imagens no início da invasão russa da Ucrânia. Em fevereiro, o Antonov AN-225 foi atacado em sua base em Hostomel, perto de Kyiv.

Saiba como o maior avião do mundo foi destruído na Guerra da Ucrânia -  TotalNews Agency

“O sonho nunca morrerá”, twittaram os fabricantes quando foi destruído. Agora parece que eles permaneceram fiéis à sua palavra, com a empresa anunciando que os planos para reconstruí-lo já estão em andamento. Apelidado de “Mriya” – ucraniano para “sonho” – o enorme avião foi construído na década de 1980 para transportar o ônibus espacial soviético.

Veja em 3D a destruição do maior avião do mundo, An-225 - Olhar Digital

Sua vida posterior, embora um pouco menos glamourosa, foi igualmente icônica – era o maior transportador de carga do mundo, com cerca de duas vezes a capacidade de espera de um Boeing 747, ganhando status de culto entre os avgeeks autodenominados. Ele se estendia para 84 metros, ou 275 pés, com a maior envergadura de qualquer avião totalmente operacional. Até o momento, é a aeronave mais pesada já construída.

Heavy Airliner Chart. | Aviation airplane, Military aircraft, Aircraft

Sua destruição foi anunciada em 27 de fevereiro de 2022, com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, twittando que “a Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’ … mas eles nunca serão capazes de destruir nosso sonho de um estado europeu forte, livre e democrático”.

A Antonov Company disse na época que não conseguiu verificar as condições do avião, enquanto o jornalista da CNN Vasco Cotovio observou que o nariz aparentemente havia sofrido “um golpe direto de artilharia” e foi “completamente destruído” quando o viu em abril.

“Houve danos extensos nas asas e em alguns motores. A seção da cauda foi poupada de grandes impactos e tem alguns buracos causados ​​por estilhaços ou balas”, disse ele na época, prevendo que um reparo seria improvável. .

Na segunda-feira, no entanto, a Antonov Company anunciou em um tweet que o projeto de reconstrução já havia começado , com “trabalho de design” já em andamento. Embora tenha estimado os custos de reparo, a empresa previu uma conta de mais de € 500 milhões (US$ 502 milhões) para colocá-lo de volta no ar, prometendo mais informações “após a vitória”.

Já a empresa tem cerca de 30% dos componentes necessários para construir um novo, anunciou.

Originalmente, a empresa de defesa estatal ucraniana Ukroboronprom, que administra o Antonov, havia divulgado um comunicado estimando a restauração em mais de US$ 3 bilhões – que prometeu fazer a Rússia pagar. A reconstrução levaria pelo menos cinco anos, disse na época.

O anúncio coincide com o lançamento de uma exposição dedicada ao avião no aeroporto de Leipzig/Halle, na Alemanha, que abriga outras cinco aeronaves Antonov. “Luz e sombra: a história de Antonov” mostra fotos da aeronave antes e depois de sua destruição, com foco na proeza de engenharia que foi perdida quando foi atacada. Ficará em cartaz até o final de dezembro.

Na abertura, Oleksiy Makeiev, embaixador da Ucrânia na Alemanha, anunciou que, embora tenha voado em “quase todas as aeronaves AN, o Mriya permaneceu um sonho para mim”, em comunicado divulgado pela empresa. “Esperamos que seja restaurado e veremos este poderoso pássaro no céu novamente”, acrescentou.

Enquanto isso, se você está sentindo falta do Mriya, você pode construir o seu próprio – ou, pelo menos, o seu próprio modelo. A startup ucraniana Metal Time está vendendo kits de projeto mecânico do AN-225. Cada um custa US$ 99, e os lucros vão direto para Antonov para financiar a reconstrução do Mriya, bem como o realojamento de funcionários de Antonov cujas casas foram destruídas pela invasão russa e treinamento para novos pilotos e engenheiros de aviação ucranianos.

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