O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na tarde desta quarta-feira (11) que decidir por votar ou não os vetos ao Orçamento impositivo no Congresso Nacional nesta semana devido às manifestações do próximo domingo (15/3) seria um desrespeito à população. A possibilidade de não votar os vetos neste momento para não inflar as manifestações chegou a ser levantada no Congresso.
“A sociedade tem todo o direito de se manifestar, criticar, elogiar. O que a gente não pode é tentar passar e atrasar apenas para reduzir ou aumentar a manifestação. Isso é desrespeitar a sociedade”, disse. Para ele, a matéria deveria ser votada. “Se essa é uma matéria que está em pauta, está pronta para votar, a gente deveria votá-la”, afirmou, pontuando que esta é uma decisão do presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre.
Maia disse acreditar que os vetos possam ser votados nesta semana. “A manifestação é legítima. É democrática. Não podemos deixar de votar algo para parecer que nós estamos querendo enganar a população. A população de forma espontânea tem legitimidade para criticar o que o governo faz e o que o parlamento faz”, frisou.