domingo 28 de abril de 2024
Foto: Reprodução/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Maduro diz que Venezuela enviou proposta para entrar no Brics: ‘Esperamos resposta positiva’
terça-feira 1 de agosto de 2023 às 06:35h

Maduro diz que Venezuela enviou proposta para entrar no Brics: ‘Esperamos resposta positiva’

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta última segunda-feira (31) que o país enviou uma proposta oficial para entrar no grupo do Brics, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Maduro afirmou que espera uma resposta positiva.

O Brics é um bloco que existe desde o início dos anos 2000 e busca cooperação, principalmente econômica, entre os países-membros. Atualmente, o grupo possui um banco, que faz empréstimos para investimentos em infraestrutura e sustentabilidade.

Recentemente, o bloco anunciou que está aberto para uma possível expansão, com a adesão de novos membros. No dia 20 de julho, a África do Sul disse que 22 países demonstraram interesse em ingressar no Brics.

Nesta segunda-feira, em um programa de televisão, Maduro afirmou que a Venezuela é um dos países interessados em fazer parte da organização, já tendo oficializado uma proposta para ingressar no bloco.

O presidente venezuelano disse que espera que a proposta seja valorizada positivamente pelos países que fazem parte do grupo, incluindo o Brasil.

“Esperamos uma resposta positiva para que a Venezuela entre o mais cedo possível na dinâmica do Brics a aprender, apoiar e ajudar”, disse.

Maduro afirmou ainda que o Brics tem um papel de liderança na construção de um mundo novo e “multipolar”.

A China é um dos países que defende a ampliação do bloco. No entanto, especialistas afirmam que essa expansão pode não ser interessante para o Brasil, que teme perder influência sobre o grupo.

A próxima cúpula do Brics está marcada para acontecer no fim de agosto, na África do Sul.

Veja também

África do Sul: 30 anos de democracia sob signo da divisão

Três décadas após o fim do apartheid, país tem uma sociedade democrática, mas profundamente dividida. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas