Depois de dedicar a maior parte de sua agenda de 2023 para rodar mais de 20 países, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou que no ano que vem o foco será em viagens pelo Brasil. O petista pretende aproveitar o ano de eleições municipais para entregar obras em todos os estados e, com isso, capitalizar as candidaturas de aliados.
“Se preparem, companheiros, porque a partir do ano que vem quero dedicar o ano para viajar o Brasil. Quero visitar todas as obras de infraestrutura, muitas obras de educação, muitas obras na área da saúde. Quero visitar para conversar com o povo um pouco sobre o futuro deste país”, disse Lula nesta última sexta-feira (3) durante reunião com ministros no Palácio do Planalto.
O PT espera que a volta de Lula à Presidência da República ajude o partido a ampliar o numero de prefeitos e vereadores na disputa municipal do ano que vem. Em 2020, a sigla elegeu 183 prefeitos, mas não ganhou em nenhuma capital do país, por exemplo.
Além disso, o petista pretende ser o principal cabo eleitoral de outros aliados, como na candidatura de Guilherme Boulos (Psol), na disputa pela prefeitura de São Paulo, e no Rio de Janeiro, com a candidatura à reeleição de Eduardo Paes (PSD).