O presidente Lula da Silva (PT) prometeu, em uma reunião que aconteceu nesta sexta-feira (9), no Palácio da Alvorada segundo a coluna de Igor Gadelha, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um canal direto de diálogo.
Lula, que não tem celular próprio, definiu ainda de acordo com o colunista do portal Metrópoles, que seu contato com Lira será feito por meio do telefone do capitão reformado do Exército Valmir Moraes da Silva, ajudante de ordens do petista.
Ainda de acordo com a coluna, durante a reunião, o presidente da República, inclusive, chamou Moraes até a sala e o apresentou a Lira, ordenando que, sempre que o deputado ligar, o segurança deverá avisar a Lula.
Além disso, o petista disse a Lira ter autorizado o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a continuar sendo a ponte institucional entre o Palácio do Planalto e Câmara.
A função, em tese, deveria ser do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lira, porém, é crítico de Padilha e já cobrou, inclusive, a demissão do ministro, o que Lula resiste, finaliza a coluna.