O presidente Lula da Silva (PT) se encontrou neste sábado (17) com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, e participa da Cúpula da União Africana, em Adis Abeba, capital da Etiópia. O presidente brasileiro se encontraria com António Guterres, mas o secretário-geral das Nações Unidas cancelou a viagem.
Nesta sexta-feira (16), o presidente visitou museu, participou de solenidade, de reuniões com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmede, e de um evento sobre financiamento climático para agricultura e segurança alimentar. Lula desembarcou na Etiópia na tarde desta quinta-feira (15).
Esse é o segundo giro de Lula por países da África desde que tomou posse como presidente da República. Ele teve atividades no Egito na quarta-feira (14) e quinta-feira (15). No ano passado, Lula passou por África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe.
Na Etiópia, Lula tem reuniões com primeiro-ministro e evento sobre financiamento climático
Na campanha eleitoral de 2022, Lula colocou entre as diretrizes do programa de governo a previsão de “reconstruir” as relações entre o Brasil e países africanos. Antecessor de Lula, Jair Bolsonaro não visitou países africanos durante o seu mandato (2019-2022).
A União Africana passou a integrar o G20 com o apoio do Brasil, obtendo o mesmo status da União Europeia junto à entidade. A sede da União Africana fica em Adis Abeba. Com a participação de dezenas de chefes de Estado e governo na cúpula, o presidente terá reuniões bilaterais.
Lula vai se encontrar com o presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, e também poderá se reunir com o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, e com o presidente do Quênia, William Ruto.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o discurso de Lula deverá reforçar as oportunidades de cooperação entre os países africanos e o Brasil, acrescentando que, durante a presidência brasileira do G20, os três eixos centrais do grupo são:
- inclusão social com combate à fome e à pobreza;
- desenvolvimento sustentável e transição energética;
- reforma da governança global.
O presidente Lula viajou para o Egito e a Etiópia acompanhado dos ministros:
- Mauro Vieira, das Relações Exteriores;
- Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
- Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Anielle Franco, da Igualdade Racial;
- Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e Cidadania; e
- Vinícius Marques de Carvalho, da Controladoria-Geral da União.