quinta-feira 13 de junho de 2024
Conselho de Direitos Humanos da ONU se reuniu em Genebra para sua 55ª sessão - Foto: UN Photo/Elma Okic
Home / Mundo / MUNDO / Lula remove embaixador do Brasil em Israel do cargo e o envia à Conferência do Desarmamento na Suíça
quarta-feira 29 de maio de 2024 às 08:44h

Lula remove embaixador do Brasil em Israel do cargo e o envia à Conferência do Desarmamento na Suíça

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) removeu o embaixador brasileiro em Israel do cargo na embaixada em Tel-Aviv e o enviou para servir como representante do País na conferência do Desarmamento, na Suíça. Meyer foi convocado para consultas em fevereiro, depois de uma crise diplomática entre os dois países. A medida foi anunciada no Diário Oficial desta quarta-feira, 29.

A crise diplomática entre o governo petista e o de Binyamin Netanyahu começou quando o presidente comparou as mortes de civis palestinos na guerra na Faixa de Gaza ao Holocausto, numa metáfora considerada muito ofensiva pelos judeus.

Em resposta, o chanceler israelense, Israel Katz, levou Meyer ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, e, em hebraico, deu declarações críticas ao governo brasileiro. O diplomata, que não fala a língua, ficou constrangido com o episódio, segundo fontes do Itamaraty, o que irritou a diplomacia brasileira.

O governo ainda não nomeou ninguém para o lugar de Meyer. Apesar de o embaixador estar no Brasil há três meses, as relações diplomáticas estão mantidas.

Veja também

Leilão do arroz: CGU abre investigação para apurar suspeitas em importação

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu abrir, nesta última quarta-feira (12), uma investigação sobre os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!