O presidente Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (3) o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto.
Kishida chegou ao prédio por volta das 9h35 e foi recebido por Lula na rampa do palácio. A banda militar Dragões da Independência, do Exército, executou os hinos nacionais do Japão e do Brasil.
Em seguida, Lula e Kishida seguiram para uma reunião bilateral fechada – que deve tratar de temas como comércio, meio ambiente e transição energética.
Após o encontro, os chefes de governo devem assinar atos e dar uma declaração à imprensa. A agenda prevê ainda um almoço oferecido pelo governo brasileiro no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Em seguida, Fumio Kishida segue viagem para o Paraguai – para, depois, retornar ao Brasil neste sábado (4) (veja abaixo).
Os temas da visita
De acordo com o Palácio do Planalto, como o Brasil atualmente preside o G20, iniciativas de combate à fome e à pobreza também estarão na pauta dos dois chefes de governo.
Lula e Kishida conversarão ainda sobre a cooperação em organizações internacionais em prol da paz, da democracia, da reforma da governança internacional, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), além de tópicos relacionados à segurança e ao desarmamento.
“Na visita serão apresentadas as oportunidades para a ampliação da presença japonesa nos investimentos, particularmente nos projetos ligados à neoindustrialização e ao novo PAC”, explicou o embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores (MRE), durante briefing à imprensa na quinta-feira (2).