domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Lula recebe Pacheco em casa em meio a mal-estar causado por desoneração
sexta-feira 3 de maio de 2024 às 05:58h

Lula recebe Pacheco em casa em meio a mal-estar causado por desoneração

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente Lula (PT) recebeu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (2) em meio ao mal-estar causado pelo pedido do governo que levou à suspensão da desoneração da folha de pagamentos. Pacheco chegou à residência oficial do presidente da República por volta das 19h e saiu pouco depois das 22h30.

Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Renan Filho (Transportes) já estavam no Palácio da Alvorada acompanhando a crise provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, diz Thaísa OliveiraCatia Seabra, da Folhapress.

Segundo relatos, o presidente teve uma longa conversa a sós com Pacheco e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT). Depois, os três se juntaram aos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-líder do governo, Leila Barros (PDT-DF) e Dr. Hiran (PP-RR).

Apesar da boa relação com Lula, Pacheco não escondeu a irritação diante da ação movida junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender a desoneração da folha de pagamentos de prefeituras e 17 setores da economia.

O senador disse que o governo cometeu um “erro primário”, causou uma “crise de confiança” entre os Poderes e tentou “um terceiro turno”.

A desoneração havia sido aprovada pelo Congresso no ano passado e acabou vetada por Lula. O Ministério da Fazenda fez uma contraproposta, mas precisou recuar diante da reação negativa de deputados federais e senadores.

O pedido do governo feito junto ao Supremo acabou aceito de forma monocrática pelo ministro Cristiano Zanin, com efeito imediato. O julgamento no plenário virtual da corte foi suspenso após pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Luiz Fux.

No final do mês passado, Lula se encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), dias após a fritura do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Na ocasião, Lira disse que Padilha era incompetente, além de desafeto pessoal.

“Como é conversa entre dois seres humanos, eu peço a vocês que não sou obrigado a dizer a conversa que eu tive com Lira”, afirmou Lula ao ser questionado por jornalistas sobre o encontro, negando ter se tratado de “reunião”.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!