O presidente Lula da Silva (PT) oficializou, nesta quarta-feira (13), a exoneração da ministra Ana Moser do comando do Ministério dos Esportes. Em seu lugar, Lula nomeou o deputado federal André Fufuca, líder do PP. A troca foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
Com as mudanças, Lula demite a segunda mulher em nove meses de governo. Ana Moser tinha respaldo de atletas e entidades esportivas. No começo do ano, Lula tirou a deputada Daniela Carneiro do comando do Ministério do Turismo para atender a um pedido do União Brasil.
Na mesma edição do Diário Oficial, Lula também oficializou a nomeação do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) como ministro de Portos e Aeroportos e Márcio França (PSB) como ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
França foi deslocado do Ministério dos Portos e Aeroportos para dar espaço ao Republicanos na reforma ministerial que abriu o governo para o Centrão. Nesta quarta-feira, o presidente Lula deu posse aos três ministros reunião privada no Palácio do Planalto. Fufuca e Silvio terão ainda uma cerimônia pública de transmissão de cargo.