O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja Lula da Silva foram recebidos neste sábado (15.abr.2023) pelos presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Abu Dhabi, xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan. O chefe do Executivo chegou capital do país depois de viagem de 3 dias na China.
Lula participou de cerimônia oficial de recepção com a execução do hino nacional brasileiro. Depois, em encontro bilateral, os chefes de Estado trataram, entre outros assuntos, de acordos comerciais, investimentos e meio ambiente.
De acordo com o governo, Lula disse em suas declarações iniciais que esta é a 2ª vez que visita o país. A 1ª foi em dezembro de 2003, durante seu 1º mandato presidencial.
“Há quase 20 anos estive aqui, pouco após a eleição de meu 1º mandato, ocasião em que fui recebido com grande generosidade pelo seu pai. Muito me alegra retornar agora para celebrar os laços de amizade que unem Brasil e Emirados Árabes Unidos”, disse Lula.
O presidente também mencionou o relacionamento de cooperação entre os 2 países. “A parceria entre nossos países está amparada em ricas conexões nas mais diversas áreas, traduzida nos números expressivos do nosso comércio, na cooperação em esportes e em inteligência artificial”, disse Lula.
De acordo com o governo, esta é a 1ª vez que os Emirados Árabes recebem uma visita de Estado durante o Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos que começou em 22 de março e termina segundo o Poder 360, na sexta-feira (21). No período, os fiéis fazem jejum do nascer ao pôr do sol.
Lula participará de um iftar, refeição depois do pôr do sol durante o Ramadã, oferecido pelo presidente dos Emirados Árabes.