O presidente Lula da Silva (PT) chegou por volta das 12h desta segunda-feira (25) segundo Mayara Souto, do Correio Braziliense, para almoçar com os repatriados da Faixa de Gaza no Hotel de Trânsito da Base Aérea de Brasília. Ele estava acompanhado da primeira-dama Janja Lula e do ministro da Comunicação, Paulo Pimenta.
As autoridades foram recebidas em frente ao prédio pelos repatriados e a representantes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
O presidente Lula perguntou como todos estavam e por quanto tempo eles viajaram para chegar ao Brasil. Uma pessoa chegou a responder brincando: “De carro, de ônibus ou de avião?”.
O grupo de 30 repatriados estava na zona de conflito e precisou ir até a fronteira com o Egito, em Rafah, para, então, embarcar ao Brasil. De avião, foram cerca de 15 horas até a chegada, no último sábado (23), na Base Aérea de Brasília. Desde então, alguns já seguiram aos seus destinos finais em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória. Outros 21 seguem no Hotel de Trânsito e irão almoçar com o presidente da República.