sexta-feira 22 de novembro de 2024
Lula visita o Pantanal nesta quarta-feira (31). — Foto: Reprodução/CanalGov
Home / DESTAQUE / Lula diz que elogiou Biden por desistência de concorrer à reeleição: ‘Exemplo’
quarta-feira 31 de julho de 2024 às 17:21h

Lula diz que elogiou Biden por desistência de concorrer à reeleição: ‘Exemplo’

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (31) ter conversado com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por telefone, sobre a situação da Venezuela, e afirmou ter elogiado Biden por ter desistido de concorrer à reeleição no país.

“Eu fiz um telefonema para o presidente Biden, sabe? E conversamos bastante sobre a Venezuela, conversamos, e aí eu resolvi conversar com ele sobre as eleições nos Estados Unidos”, afirmou Lula.

“Eu falei, ‘presidente, eu queria que o senhor soubesse o que eu penso da sua atitude’. Um homem para tomar atitude que o Biden tomou de desistir de ser candidato a poucos meses das eleições — em função de algum problema que só ele sabe o que tem — (…) é preciso ter muito caráter, muita dignidade, ser muito ético e gostar muito do seu povo”, prosseguiu.

Joe Biden anunciou que desistiu de concorrer à reeleição no dia 21 de julho. O presidente americano informou que cumprirá o seu mandato até 2025 e que irá apoiar a vice-presidente Kamala Harris para liderar a chapa democrata.

Ainda segundo Lula, a atitude de Biden “é um exemplo” para governantes do mundo e foi tomada pensando nas pessoas.

Antes de Lula comentar publicamente sobre a conversa com Biden, o Palácio do Planalto já tinha divulgado o teor do telefonema, momento em que ambos os presidentes reforçaram a necessidade de apresentação das atas das urnas venezuelanas.

Agenda no Pantanal

A declaração de Lula foi dada em Corumbá, Mato Grosso do Sul, onde o presidente cumpre agenda.

Ao chegar ao estado, Lula fez um sobrevoo pelas áreas atingidas pelo fogo no Pantanal e disse ter ficado “emocionado” com o trabalho dos brigadistas.

Essa é a segunda visita a Mato Grosso do Sul desde o início do terceiro mandato, mas a primeira desde o agravamento da crise hídrica na região aliada ao recorde de queimadas.

Na ocasião, Lula sancionou lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. Durante o evento, o governo também fez o anúncio de medidas de prevenção e combate a incêndios no Pantanal.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, até o dia 28 de julho, havia 82 incêndios no Pantanal, sendo que 45 deles tinham sido extintos e 36 estavam em processo de combate (desses, 20 controlados).

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!