terça-feira 14 de maio de 2024
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o programa 'Conversa com o Presidente', nesta segunda-feira (14) — Foto: Reprodução/Youtube
Home / NOTÍCIAS / Lula diz que discutirá a paz nos Brics e que Putin e Zelensky precisam ter ‘humildade’
segunda-feira 14 de agosto de 2023 às 10:30h

Lula diz que discutirá a paz nos Brics e que Putin e Zelensky precisam ter ‘humildade’

NOTÍCIAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (14) segundo Fabio Murakawa, do jornal Valor, que a paz entre Rússia e Ucrânia será discutida na reunião de cúpula dos Brics, na semana que vem em Joanesburgo, na África do Sul. Segundo ele, os líderes dos dois países, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, precisam ter “humildade” para conversar e encontrar uma solução para o conflito.

“Nos Brics nós vamos discutir a questão da desigualdade. Nós temos que discutir a questão de paz. Não é possível que não haja um momento em que Rússia e Ucrânia se sentem para conversar e parem de se matar”, disse Lula. “Não é possível que a gente não discuta. Não é possível que não haja um momento em que Rússia e Ucrânia sentem para conversar e parem de se matar. É uma guerra que só destrói aquilo que demorou anos para ser construído. É preciso encontrar um caminho, qual é o denominador comum para a gente parar essa guerra. Possivelmente, só os dois [Putin e Zelensky] tenham, e quando os dois tiverem humildade de querer conversar vai se encontrar uma solução.”

O presidente citou dados do Stockholm International Peace Research Institute (Sipri), dando conta de que o mundo gastou em 2022 mais de US$ 2,24 trilhões em armamentos e outros gastos militares, número recorde, dizendo que esses recursos poderiam estar sendo empregados para outros fins, como “matar a fome de 735 milhões de pessoas” no mundo.

“Eu citei agora há pouco o gasto de US$ 2,24 trilhões em armamento. “Esse dinheiro poderia estar servindo para gerar emprego, para plantar produtos agrícolas, para matar a fome de 735 milhões de pessoas que passam fome todo dia”, disse Lula. “É apenas fazer reversão do comportamento atual. O mundo não precisa de guerra, o mundo não comporta guerra. A guerra não ajuda, a guerra destrói, causa prejuízo. A gente nunca mais vai recuperar os seres humanos que morreram. Isso é uma razão para a gente parar a guerra.”

O presidente previu ainda altos gastos para a reconstrução no pós-guerra e defendeu a posição de neutralidade do Brasil no conflito.

“E quanto vai custar reconstruir? Além de você gastar produzindo arma, mandando soldado para a luta e tudo que se gasta [na guerra], quanto é que vai se gastar para reconstruir o que foi destruído?”, disse Lula. “É uma coisa insensata, desumana. Por isso, acho que o Brasil tem que manter sua posição de não ter contencioso internacional com ninguém. Aqui, nós queremos ter paz.”

O encontro dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ocorre entre os dias 22 e 24 de agosto em Joanesburgo. Putin, que tem um mandado internacional de prisão expedito contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), não deve comparecer pessoalmente.

Veja também

Receita Federal mira pequenas empresas por uso de Pix; entenda

Desde sua introdução pelo Banco Central do Brasil em 2020, o PIX tem se consolidado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas