O aumento dos casos de covid-19 fez Lula desistir dos planos de participar de algumas agendas presenciais no segundo turno das eleições. O ex-presidente cogitava ir ao Recife, onde Marília Arraes (PT) disputa a prefeitura com João Campos (PSB). A capital pernambucana, que já foi governada por 12 anos pelo PT, é considerada estratégica para o partido nessas eleições.
Aliados defendiam segundo a revista Veja, que Lula participasse de ações com distanciamento social, como uma carreata, mas ele atendeu aos apelos da família e desistiu da ideia. Os filhos e a mulher do ex-presidente, Rosangela da Silva, apresentavam muita resistência à viagem, principalmente depois que a sogra do petista faleceu por complicações decorrentes da covid-19, no mês passado.
Lula continuará focado em gravações de vídeos. Para o segundo turno, já gravou mensagens para os candidatos do PT em Feira de Santana e Vitória da Conquista, na Bahia. Os apoios também foram gravados para Marília Arraes no Recife, e Guilherme Boulos, candidato do PSOL em São Paulo apoiado pelo PT.