Lula estará na Bahia nesta quinta-feira (31) para lançar o nome do secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, para disputar as eleições ao estado que é o quarto maior colégio eleitoral do país.
No início deste mês, Jaques Wagner, que era a aposta petista, anunciou que desistiu de concorrer ao governo. O que dizem nos bastidores é que, ele ficou com receio de enfrentar ACM Neto (UB), o ex-prefeito vem liderando todas pesquisas e ganharia em primeiro turno.
A desistência de Wagner gerou um vácuo que o partido tenta agora preencher. Rodrigues é um nome menos conhecido que seus concorrentes e o PT aposta no apoio de Lula para sua pré-candidatura decolar. Os petistas buscavam aliados para ocupar a vice da chapa, mas o partido escolhido foi o MDB, de Geddel Vieira Lima, que passou anos preso por causa das malas com mais de R$ 50 milhões escondidas no apartamento.
A decisão pelo vice ganhou peso em razão do recente rompimento do PP, legenda do atual vice-governador João Leão, com o governo do petista Rui Costa. Leão, inclusive, passou a apoiar o principal adversário dos petistas na disputa, ACM Neto, e será candidato ao Senado na chapa dele. Na pesquisa ao Senado, Leão já estaria em segundo com quase 17%, em primeiro está o senador Otto Alencar (PSD) com 26%.