domingo 22 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Lula cita terrorismo do Hamas e reação ‘insana’ de Israel em 1º ato público
sexta-feira 20 de outubro de 2023 às 13:51h

Lula cita terrorismo do Hamas e reação ‘insana’ de Israel em 1º ato público

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


No primeiro ato público após cirurgias, o presidente Lula (PT) criticou o “terrorismo” do grupo extremista Hamas e a reação “insana” de Israel pelo conflito em Gaza.

“Irracionalidade”

Em participação em evento social por videoconferência, Lula pediu por uma resolução mais rápida do conflito e questionou a morte de crianças pelos dois lados. “Não é possível tanta irracionalidade, não é possível que exista tanta insanidade”, disse.

Eu fico lembrando que 1.500 crianças já morreram na Faixa de Gaza, que não pediram para o Hamas fazer o ato de loucura que fez de terrorismo atacando Israel, mas também não pediram para que Israel reagisse de forma tão insana e matasse eles.

Lula, em participação por vídeo

Esta não é só a primeira aparição pública após as operações como a primeira vez que o presidente se pronuncia após a derrota da proposta de paz brasileira no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) ontem (19). A proposição de cessar-fogo do Brasil, com criação de um corredor humanitário, teve maioria, mas foi vetada pelos Estados Unidos.

Nós precisamos propor paz. A gente precisa propor a racionalidade de que o amor pode vencer o ódio, de que a gente não resolve problema com bala. A gente não resolve um problema com foguete. A gente resolve o problema com carinho, é com afeto, é com dedicação, é com solidariedade.

Lula, em participação por vídeo

Lula apareceu na cerimônia de celebração dos 20 anos de criação do Bolsa Família, no Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social. Ele segue despachando do Palácio da Alvorada, mas, de pé, prometeu retornar ao Planalto na semana que vem.

Lula disse que volta ao Planalto na semana que vem

Em recuperação de uma cirurgia no quadril, Lula disse que já consegue se levantar sozinho e ficar em pé. “Estou pronto para o combate, amigos. Na semana que vem, Wellington [Dias, ministro do Desenvolvimento Social], nos encontraremos no Palácio do Planalto.”

Veja também

Morre ex-prefeito de Vitória da Conquista, Murilo Mármore

O ex-prefeito de Vitória da Conquista, Carlos Murilo Pimentel Mármore, faceleu neste último sábado (21) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!