O presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araújo, comemorou os 123.629 votos (fonte: Tribunal Superior Eleitoral-TSE) que a legenda teve na Bahia no pleito de 15 de novembro. “Agradeço à militância do partido, aos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, e, principalmente, aos eleitores de diversas cidades baianas que deram seu voto de confiança a muitos candidatos do Solidariedade”, afirmou o presidente da legenda na Bahia, Luciano Araújo.
Ele também celebrou o fato do Solidariedade ter assegurado uma vaga na Câmara Municipal de Salvador, com Fábio Souza sendo eleito com 5.682 votos. “Diversos fatores contribuíram, como,por exemplo, a Covid-19, e o fim das coligações proporcionais, para este ser um dos mais difíceis processos eleitorais da história recente do Brasil no quesito desempenho eleitoral” , analisa Luciano Araújo.
Ele também cita o fato das eleições municipais no país terem o maior número de abstenções dos últimos 20 anos. Foram registrados 23,15 % de abstenções no dia 15 de novembro. Em 2016 esse índice foi de 17,5%. O partido conta com 15.545 filiados na Bahia.
Em nível nacional, a legenda conta com 14 deputados na Câmara dos Deputados.