domingo 28 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Lira reajusta verba de gabinete de deputados; confira os valores
segunda-feira 16 de janeiro de 2023 às 20:18h

Lira reajusta verba de gabinete de deputados; confira os valores

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) reajustou os valores destinados à chamada verba de gabinete dos deputados.

Segundo a decisão, a verba será reajustada em 6% a partir de 1º de fevereiro de 2023. O mesmo percentual será reajustado em fevereiro de 2024. Em 2025, o reajuste previsto é de 6,13%.

O ato foi publicado no Diário da Câmara dos Deputados de sábado (14) e é assinado também por todos os outros cinco integrantes da Mesa Diretora da Casa.

Na decisão, a Mesa Diretora justifica segundo a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, que o reajuste da verba foi necessário em razão do reajuste salarial concedido em janeiro aos servidores. Entre eles, os secretários parlamentares, cujo salário é pago com a verba de gabinete.

“A fim de dar cumprimento à previsão legal relativa ao reajuste da remuneração desses servidores, faz-se necessário adequar o valor da verba destinada aos Gabinetes Parlamentares, na forma do presente Ato da Mesa”, afirmou Lira na justificativa.

Antes do reajuste, o valor mensal da verba de gabinete é de R$ 111.675,59. O montante serve para pagar salários dos secretários parlamentares e de funcionários escolhidos diretamente pelos parlamentares.

Além da verba de gabinete, cada um dos 513 deputados têm direito a um salário mensal (atualmente de R$ 39,2 mil) e à chamada “cota parlamentar” (usada para bancar custos como viagens, locomoção e escritório político).

Articulação

A eleição para a presidência da Câmara está marcada para 1º de fevereiro. Como noticiou a coluna, Lira inicia nesta semana uma série de reuniões com bancadas em busca de votos para se reeleger.

Veja também

Governo Biden se prepara para uma transição segura em caso de derrota

Na aproximação das próximas eleições nos Estados Unidos, cresce a especulação em torno da possibilidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas