quinta-feira 21 de novembro de 2024
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo
Home / DESTAQUE / Lira anuncia apoio a Hugo Motta como candidato oficial e indica adesão do MDB
quarta-feira 11 de setembro de 2024 às 19:47h

Lira anuncia apoio a Hugo Motta como candidato oficial e indica adesão do MDB

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O anúncio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de que apoiará a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão, ocorreu durante a celebração do aniversário do paraibano nesta quarta-feira em um restaurante em Brasília e contou com a presença de líderes de partidos que somam mais de 300 votos.

Entre os participantes do almoço estava, segundo Raphael Di Cunto e Marcelo Ribeiro, do Valor, o MDB, partido que é cortejado por União Brasil e PSD para uma “frente” que faça oposição à candidatura de Motta. O líder do partido, Isnaldo Bulhões (MDB-AL), é um dos que se coloca como pré-candidato, mas afirmou a pessoas que estavam no aniversário que pode retirar a candidatura para apoiar Motta, segundo fontes.

Bulhões e Motta são amigos pessoais. Ambos chegaram à Câmara pelo MDB, conviveram juntos no partido e depois como líderes de suas respectivas legendas após Motta mudar para o Republicanos em 2018. O apoio ainda não será anunciado oficialmente, contudo, porque a bancada do MDB precisa ser consultada, além de conversas com o PSD.

Motta foi alçado ao posto de candidato com a desistência do presidente do partido dele, Marcos Pereira (Republicanos-SP), de concorrer ao cargo. Aliado do presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), ele passou a contar com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, que até então indicava apoio ao deputado Elmar Nascimento (União Brasil).

No almoço estavam presentes os líderes do PT, Odair Cunha (MG), e do PL, Altineu Côrtes (RJ), além de representantes do PP, Podemos, PV e PCdoB. A tendência, hoje, é de que petistas e bolsonaristas declarem apoio à candidatura de Motta, embora ainda seja necessário que os partidos reúnam suas bancadas para decidir isso – o que só ocorrerá em outubro.

Adversário de Motta na Paraíba, o líder do Podemos, deputado Romero Rodrigues (PB), disse ao Valor que defenderá que o partido apoie a candidatura do líder do Republicanos, mas que esta decisão será de toda a bancada. “A gente vê a candidatura com muita simpatia, com muito carinho. Defendo a candidatura, ele é muito experiente e preparado”, declarou.

Lira ainda não se pronunciou publicamente, mas, no almoço, afirmou aos líderes que apoiará a candidatura de Motta. Segundo ele, o parlamentar reúne condições de unificar toda a Câmara, sem disputas em torno da candidatura, o que seus outros aliados não conseguiriam.

Elmar Nascimento (União Brasil) e Antonio Brito (PSD) não participaram do almoço e afirmaram a aliados que continuam com suas candidaturas.

Elmar, que até a semana passada era o favorito de Lira, se encontrou com o presidente Lula da Silva (PT) para defender que os petistas apoiem sua candidatura, com a criação de uma “frente governista” e o discurso de que Motta representaria a oposição (PP, Republicanos e PL).

Veja também

Emendas de líderes de Lula no Congresso custam R$ 554 milhões ao País

Tem explicação a frente pluripartidária que se uniu para derrubar a intenção do presidente Lula …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!