O próprio Banco Central estabelece um limite de transação de R$ 1.000 por Pix no horário noturno, das 20h às 6h, que pode ser alterado pelo cliente. Também é possível alterar o limite em geral, para todo o dia, por segurança. Embora 70% dos brasileiros conheçam a opção, quase metade, 47%, ainda não a configuraram, segundo pesquisa do C6 Bank em parceria com o Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec).
O levantamento publicado pelo O Tempo, consultou 2.000 pessoas com acesso à internet, e 36% disseram já ter definido um limite. A alternativa é um reforço na segurança, em meio à alta de sequestro de conta bancárias após roubos de celular, e, na perspectiva do chefe de cibersegurança do C6 Bank José Luiz Santana, também auxilia na gestão de finanças.
“O ideal é que as pessoas ajustem os limites diário e noturno. Assim elas ganham mais segurança no app e controle nos gastos, sem perder em praticidade no dia a dia”, pontua, no blog da instituição. Quase 30% dos entrevistados disseram já ter sido vítimas de fraude, em que outra pessoa tentou fazer compras ou contratar serviços utilizando os dados da vítima.
Uma das recomendações do C6 Bank para se proteger desse tipo de fraude é aumentar a segurança das senhas nos apps e nas lojas de compras e não gravar os dados dos cartões na internet, além de preferir utilizar os cartões virtuais nas compras online. têm número e código de segurança independentes dos cartões físicos e podem ser apagados caso haja exposição de senhas de um site, por exemplo.
Confira como configurar o limite do Pix nos principais bancos
A instituição financeira é obrigada a aceitar a redução do limite do Pix assim que ela for solicitada, segundo o Banco Central. Já o reajuste para voltar a aumentá-la pode passar por uma análise dos bancos e demorar mais de 24 horas.
Confira os principais passos para alterar o limite do Pix:
Entre no app do banco;
Procure a opção “Pix”;
Busque a alternativa de gerenciar limites por valor e horários;
Ele deve ser ajustado na hora;
Para aumentar novamente o limite do Pix, os bancos costumam solicitar prazo de 24h a 48 horas.