quinta-feira 21 de novembro de 2024
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco Waldemir Barreto/Agência Senado
Home / DESTAQUE / Líderes entregarão a Pacheco pedido de apuração dos juros praticados pelo BC
quarta-feira 5 de julho de 2023 às 19:33h

Líderes entregarão a Pacheco pedido de apuração dos juros praticados pelo BC

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Líderes partidários da Câmara dos Deputados das legendas do PT, PV, MDB, PSD, PSol, PSB, PDT, PCdoB e Rede mais presidentes do fórum de partidos progressistas têm reunião marcada com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), às 16h desta quarta-feira (5). Os parlamentares entregarão uma petição em que pedem a instauração de procedimento para apuração da política monetária do Banco Central do Brasil.

O documento pede a apuração da “possível motivação viciada e vício de finalidade, desconectada dos acontecimentos fáticos precedentes que levaram o Banco Central do Brasil a manter a taxa de juros em 13,75%”. Além disso, solicita que se apure eventuais responsabilidades do presidente do BC, Roberto Campos Neto “no que se refere à demora e ao não cumprimento adequado e tempestivo do controle da inflação, do emprego e desenvolvimento econômico e social”.

As críticas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à política monetária praticada pelo BC são feitas desde o início do mandato. Numa das investidas mais pesadas, Lula, sem citar nomes, disse “que aquele cidadão não tem compromisso com o país, tem compromisso com o outro governo (de Jair Bolsonaro)”.

Recentemente, o líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), também criticou Campos Neto. “Só falta agora o resquício bolsonarista lá no Banco Central, o tal do Roberto Campos Neto, começar a baixar a taxa de juros que ninguém segurará este país”, afirmou.

Veja também

Barroso diz que excesso de judicialização é característica do Brasil

Durante participação no 28º Congresso da Associação Brasileira dos Planos de Saúde (Abramge), em São …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!