domingo 28 de abril de 2024
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Líder do União Brasil articula afastar Bivar de vez do partido: ‘Insustentável’
terça-feira 12 de março de 2024 às 19:47h

Líder do União Brasil articula afastar Bivar de vez do partido: ‘Insustentável’

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O líder da bancada do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), disse nesta terça-feira (12) a Bruno Góes e Lauriberto Pompeu, do O Globo, que a situação de Luciano Bivar (PE) na presidência da sigla ficou “insustentável” e “muito difícil”. Após deliberação com deputados, ficou decidido que parlamentares das duas Casas do Congresso, governadores e prefeitos de capitais serão convidados para participar de reunião na sede do partido na tarde de quarta-feira. A ideia é convocar a Executiva para afastá-lo da presidência da sigla.

Isolado, Bivar contesta eleição de Antônio Rueda para o comando do União, realizada há duas semanas. Nesta terça-feira, Rueda apresentou suspeitas de que a sua casa de praia em Pernambuco e a de sua irmã, tesoureira da sigla, poderiam ter sido incendiadas a mando de Bivar.

Bivar nega que tenha sido o autor ou que tenha feito qualquer ameaça de morte contra Rueda, assunto que dominou a eleição interna.

— Houve a concordância de todos que se pronunciaram no sentido de que é insustentável as palavras que estão sendo colocadas (por Bivar).

Apesar de ter perdido a eleição contra Rueda, o mandato de Bivar só expira no último dia de maio.

— Presentes mais de 40 deputados da bancada, e ouvidos quase todos eles, por opinião unânime, nós deliberamos de convidar a todos os outros que não estavam presentes, os pouquíssimos (deputados) que não estavam presentes. Falei com o líder senador Efraim Filho, vamos convidar governadores, prefeitos de capitais, para ouvi-los sobre o momento delicado do que está acontecendo e convocar a Executiva Nacional do partido amanhã, na sede, para tomarmos uma decisão definitiva sobre o que está acontecendo. Em segundo lugar, vamos mostrar unidade — acrescentou Elmar.

Segundo Elmar, a opção da Executiva do União é “afastar o presidente ou não”.

— Se ele (Bivar) tomar qualquer iniciativa (para renunciar), seria o ideal. Mas como não o fez até agora, não acredito — disse o líder da bancada:— Estamos sentindo constrangimento. Somos uma das bancadas mais qualificadas e não merecemos passar por esse constrangimento que estamos assistindo diuturnamente.

Segundo o líder partidário, as falas do presidente da sigla não representam a legenda e os parlamentares.

— Por todas as declarações, por todas as coletivas de imprensa que foram convocadas, que as palavras colocadas pelo presidente não falam pelo nosso partido, pela nossa bancada, não nos representam. Seria melhor que ele pedisse por espontânea vontade o seu afastamento para nós não sermos obrigados a deliberar sobre isso.

Bivar encaminha denúncias

Nesta terça-feira, Bivar encaminhou à cúpula da legenda três denúncias contra Rueda por supostas irregularidades no uso do fundo partidário e eleitoral. Essas denúncias envolveriam, segundo ele, a gestão dos recursos nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

A comissão de ética, que ainda não foi formada, será responsável por analisar os casos. à tarde, ao lado de um dos advogados da sigla, Raphael Souto, Bivar afirmou que as denúncias foram feitas senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), pelo prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro (Republicanos-RJ), o Waguinho, e por Junior Orosco (União-SP), suplente na Câmara. Procurados pelo GLOBO, os três filiados ao União não se manifestaram.

A interlocutores, Bivar afirmou que, se a comissão de ética não analisar com seriedade essas denúncias, ele as encaminharia à Polícia Federal (PF).

Veja também

Direitos de viúvos e viúvas em heranças está prestes a mudar com o Novo Código Civil

O Código Civil, com seus mais de dois mil artigos que regulamentam relações na sociedade, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas